Publicado por: pu2lzb | 12/12/2009

Tabela de Frequências

 

Foto: Tabela de Emissoras Brasileiras de Ondas Médias

Existem várias ferramentas de apoio disponíveis ao radioescuta, mais sem dúvida uma das quais eu considero fundamental e indispensável é sem dúvida uma boa Tabela de Frequências.

Vale lembrar que as emissoras internacionais utilizam várias frequências em horários específicos e que a maioria destas mudam suas frequências e horários duas vezes por ano, em março e em outubro, isto para adequarem melhor suas transmissões as previsões anuais dos mapas de propagação.

Publicações anuais como o WRTH e o PASSPORT são excelentes e completas, pois além da freqüência e do horário, fornecem também informações extras da emissora como endereço completo, telefone, e-mail, sitio web, atual diretor ou gerente e se a mesma confirma ou não os nossos QSLs e se é necessário algum tipo de pagamento como IRC, selos e etc…
Ambas as publicações se completam, mais pode-se optar por apenas uma das duas, sendo que:

O WRTH é mais completo em tabelas pois cataloga frequências do mundo todo nas bandas de Ondas Longas, Ondas Médias e Ondas Curtas.

O PASSPORT cataloga apenas as emissoras de Ondas Curtas, porem de varias maneiras sendo uma delas exclusiva e muito útil chamada por eles de Blue Pages (Páginas Azuis) onde tudo é organizado graficamente facilitando assim a indentificação das emissoras sintonizadas de forma muito mais fácil do que no WRTH. O PASSPORT ainda conta com um catálogo ilustrado com uma vasta avaliação de rádios e acessórios extremamente útil para se conhecer e ajudar na escolha de um produto.

PS: Infelizmente o PASSPORT to World Band Radio deixou de produzido em 2010. Sua última publicação foi a edição 25  de 2009. Foram ao todo 25 anos dessa maravilhosa publicação e segundo o Editor o principal fator para encerrar sua publicação foi o fato da modernização tornar o futuro incerto para as emissoras de Ondas Curtas, já que algumas emissoras estão preferindo encerrar suas transmissões de Ondas Curtas para ficar apenas na Internet. Mais não se preocupe, essa é uma visão pessoal do editor do PWBR, já que o WRTH continua bem vivo e recheado de emissoras…e agora sem concorrência de impressos.  (atualizado em 30/12/2010 )

Para os que precisam de informação básica apenas para auxiliar a identificação de um transmissão ou emissora, sem a necessidade de dados complementares, poderam utilizar uma tabela eletrônica. Eu uso a famosa tabela EiBi que é bem completa e atualizada e ainda temos a famosa lista AOKI.

Referências

WRTH : www.wrth.com

PASSPORT: www.passband.com ( Não é mais produzido )

WRTH E PASSPORT no Brasil: www.amantesdoradio.com.br

Emissoras Brasileiras de Ondas Médias: www.ondascurtas.com/listaom

EiBiwww.eibispace.de

AOKI: http://www.geocities.jp/binewsjp/

HFCC: http://www.hfcc.org/

No caso do EiBi:

As tabelas estão disponiveis em vários formatos e ordenadas por frequencias e horários

  • Planilha eletrônica (cvs)
  • Documento Eletrônico (PDF)
  • Arquivo de Texto (txt)
  • Arquivo MS Word (doc)

Sugiro baixarem o programa EIBIView e atualizarem a base de dados CVS database ( atual sked-b10.cvs), futuramente é só ficar de olho no site do EiBi e atualizar sempre com a base de dados CVS mais atual.

Foto do programa EIBIView ( Free – Gratuito )

RADIO EXPLORER http://www.radioexplorer.com.ru/en/
Gratuito por 21 dias e 14 usos, depois necessita registro 24,99 Euros
O pagamento é feito com toda segurança via cartão de credito no Share*it!

Na minha opinião, o melhor e mais completo programa de Tabela de Frequências de Emissoras.
O Radio Explorer faz jus ao seu nome e ainda possui uma bonita e útil interface com destaque  para o Diagrama de Gantt que mostra de forma gráfica as faixas de horário das transmissões ( lembra muito o famoso Blue Page do Passport ).

Com ele podemos gerenciar de forma fácil e rápida todas as informações das tabelas EiBi, HFCC, FCC e da Prime Time Shortwave. Super completo com certeza vale todo o investimento. Sua principal característica é o fato de rodar em qualquer plataforma que possua o Java da Sun ( Windows, Linux, Unix e Apple Mac OS ) e ainda possui suporte ao idioma Português.

O programa ainda fornece os índices de propagação bem como o mapa MUF.

 

Clique para ampliar

 

73’s a todos e boas escutas !

 

PU2LZB Renato Uliana
http://www.amantesdoradio.com.br

About these ads

Responses

  1. Olá Sr Renato !
    Aguardo sua resposta, sobre o Radio Degen DE- 1103. O mesmo correu o passo da frequência em 12.5 Khz em AM (SSB), em FM funciona normalmente.
    Tks,
    73

    • Tente o MASTER RESET, se não resolver terá que enviar para conserto, veja com quem você comprou se ainda esta na garantia, eu particularmente dou 1 ano de garantia aos meus clientes e assistência técnica pós garantia… 73

  2. O dxismo deveria ter uma maior abertura e divugacao em todos os meios.

  3. Olá Renato, estou aqui novamente para saber se existe no Brasil o display do de1103. E se você faz este tipo de conserto. 73.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 309 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: