Publicado por: pu2lzb | 27/09/2009

Radio a Manivela

banner_green88

Rádio de Emergência ou como o pessoal costuma chamar ” Rádio a Manivela ” é uma excelente opção de rádio para todas as ocasiões.

A grande vantagem desse tipo de rádio começa pelo fato dele ser auto sustentável graças ao mesmo ser equipado internamente com um gerador ( dínamo ). Em alguns modelos ainda podemos contar também com um painel foto elétrico que quando exposto a luz solar é capaz de alimentar e até mesmo carregar as baterias.

O Rádio de Emergência geralmente vem dotado de uma pack de pilhas recarregável e este pode ser recarregado tanto pela manivela do gerador, bem como pelo painel solar quando disponível neste ou ainda por uma fonte externa.

Quase todos os modelos de Rádio de Emergência possuem um compartimento de pilhas, assim podemos ter simultaneamente 2 sistemas de baterias: O pack interno recarregavel e um jogo de pilhas comuns.

Além de ser autosuficiente, o mesmo geralmente vem equipado com luz de emergência ( lanterna ), sinalizador sonoro e visual para os casos mais extremos de emergência e alguns modelos até carregador de celular.

Particularmente eu sou um apaixonado ( para não dizer viciado ) por esses radinhos a manivela, no momento possuo apenas 4 modelos, mais pretendo adquirir outros para a minha coleção.

de13_mini

Neste momento (22:30 UTC) em que estou escrevendo este post, estou ouvindo no meu pequeno DEGEN DE13 a radio Cairo serviço em português em 9360kHz com qualidade muito boa… bastam algums poucas voltas na manivela para termos até 1 hora de autonomia. O legal do DEGEN DE13 é o seu pequeno tamanho, ideal para se levar em qualquer situação, no meu caso é o meu companheiro inseparável de bike.

Recentemente ouvindo a Rádio Nacional da Amazônia descobri que a jornalista e radialista  Mara Régia apresentadora, possui um rádio destes e não se separa dele, inclusive comentou no dia do rádio ( 25 de Outubro ) que seria perfeito e uma ótima idéia a possibilidade de distribuir esse tipo de rádio em toda a região amazônica pois além de estarmos preservando o meio ambiente sem a utilização e poluição das pilhas de carvão estariamos ajudando aos mais humildes que em sua maioria não possuem nem luz elétrica quanto mais dinheiro para gastar com comprar as pilhas, e assim poderiam ficar ligados na RNA por muito mais tempo.

É isso ai pessoal, valeu !

Um forte 73 a todos !

PU2LZB Renato Uliana

green88

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: