Publicado por: pu2lzb | 15/11/2009

TECSUN S-2000 Primeiras Impressões

S-2000
TECSUN S-2000

O TECSUN S-2000 e o GRUNDIG SATELLIT-750 são os mesmos equipamentos (rádios). Originalmente são produzidos na China pela famosa empresa TECSUN. A GRUNDIG revende o seu modelo para o mercado norte americano e a TECSUN para o resto do mundo. Pouca gente sabe mais a TECSUN já produz rádios para a empresa alemã GRUNDIG desde a década de 90,  portanto o bom Know How e experiência não faltam para esses chineses . E podemos ainda dizer que é graças a paixão dos chineses pelo rádio que mesmo em tempos modernos de MP3, Internet e da TV Digital,  que maravilhas como este TECSUN S-2000 estão sendo desenvolvidas e lançadas no mundo, pois do contrário teríamos que nos contentar com os meros e simples rádinhos de pilhas que a maiorias das grandes empresas japonesas produzem hoje.

Quem preferir o modelo TECSUN irá ter algumas vantagens que não são encontradas no mesmo modelo da GRUNDIG, tais como fonte AC/DC embutida, 4 adaptadores de pilhas do tipo 2xAA p/ D ( você pode usar 4 ou 8 pilhas pequenas no lugar de 4 pilhas Grandes ), saída de IF 455 para acessórios externos como por exemplo filtros DSP ou interfaces para DRM ( Digital Radio Mondiale ) etc…

rp8880

SANYO RP-8880

O visual impressiona tanto pelo acabamento, como pelo design um tanto retrô da década de 80 ( similar ao SANYO RP-8880 produzido em meados de 1978). O rádio além do visual, possui algumas carcteristicas similares ao do SANYO RP-8880, que ao meu ver são interessante tais como as alças laterias, bem como a antena de ferrite para Ondas Médias e Longas que fica na parte externa superior do rádio de forma que podemos ajustar a sua direção para uma melhor recepção sem a necessidade de virar todo o rádio.

s20002

Antena de Ferrite Giratória com bússola

IMPRESSÃO DO VISUAL
Logo que se retira o produto da embalagem, nota-se nitidammente a excelente qualidade do material utilizado para a confecção do TECSUN S-2000:

s20004

Todos Knobs são em alumínio torneado e recartilhado.
Destaque para o Knob de sintonia com 40mm de diametro (excelente tamanho).
Gabinete em ABS de alta densidade com paredes e espessuras reforçadas.
Gabinete na cor preta e painel frontal na cor cinza chumbo (boa combinação).
S-meter analógico redondo com fundo amarelo (leitura em dBs e S 1-5).
Teclas/Botões com cliques suaves (placa micro-chaveada).
Alças laterais cromadas com borracha para maior segurança.
Alça suprior basculante que recolhida molda-se ao design do RX.
Logo-tipo grande e em alumínio retificado.
Amplo visor de LCD multi função (mostra todo o status do RX).
Antena telescópica super reforçada.
Conexão para antena externa em 2 conectores BCN e 1 do tipo Terminais.
4 pés de borraca anti derrapante de tamanhos largo.
Conectores de antena e de saída auxiliar com proteção anti oxidante (capinha).

s20005

IMPRESSÃO DE USO

A começar pela impressionante qualidade sonora oferecida pelo S-2000, este possui um poderoso PA (modulo de potência interno) que aliado ao excelente alto falante pesado e a acustica obtida pelo próprio gabinete, fornecem um som de extrema qualidade e de puro HiFi, com excelente resposta nos graves e super graves, médios e agudos. Realmente um som prazeroso de se ouvir que também se traduz em uma maior clareza nas escutas DX. Ainda podemos ligar (acoplar) um dispositivo de MP3 ou um gravador no S-2000 que ele reproduz automáticamente aproveitando-se assim a grande vantagem sonora desse maravilhoso aprelho em outros dispositivos portáteis.

Nas primeiras escutas por mim realizadas com o TECSUN S-2000, confesso que fiquei surpreso, o receptor conta com 2 excelentes filtros de seletividade para AM e também 2 em modo FM (em FM isto é raro) ambos wide/narrow. O filtro de AM wide oferece uma qualidade sonora do tipo HiFi mesmo sendo em amplitude modulada (AM), já o filtro de narrow deixa o AM mais com cara de rádio de AM, porém com a vantagem de estreitar a faixa a fim de remover ou suavizar as interferências do tipo RFI e principalmente remover os espurios de canais adjacentes. Ainda podemos ajustar tanto o controle de grave como de agudo de forma independentes, e  se conseguir uma melhor equalização e consequentemente uma resposta de frequência sonora ainda melhor.

O rádio apesar de possuir vários botões e controles (recursos) é considerado de fácil operação mesmo para o iniciante ou para o mais leigo dos leigos… Tudo o que fazemos é mostrado no visor, se estamos com a antena externa ou interna, se estamos em modo AM, USB ou LSB, nível de atenuação (3 niveis), filtro utilizado wide/narrow, nivel da bateria e etc…

A sensibilidade e seletividade na prática são excelentes em todas as bandas, OL, OM, OT e OC, FM e AIR (aviação cívil), não notei nada que que desabone  essas qualidades no receptor, apenas uma ressalva para algumas imagens em LW quando utilizando na antena de ferrite, mais as imagens são bem reduzidas quando na antena externa. Vale lembrar que imagens são caracteristicas também nos modelos da SONY.

Em Ondas Médias pude perceber tanto de dia como de noite em se tratar de um excelente receptor para OM captando de dia emissoras distântes de outras regiões vizinhas e a noite algumas transoceânicas como R. Voz da Russia em 1548kHz, R France Info em 1557kHz e a Caribbeam Beacon em 1610kHz, escutas essas realizadas por essas bandas apenas com bons equipamentos de boa sensibilidade e seletividade.

Em Ondas Tropicais e Curtas, tanto em AM como em SSB realizei escutas normalmente, 3365kHz Cultura de Araquara, 3320kHz Sonder Grense, 3310kHz Bolivia Mosoj Chaski e etc..

A qualidade em SSB é muito boa mesmo para um rádio com BFO separado, quando a demodulação de um sinal de USB ou LSB é feita, tem-se uma boa clareza e definição de áudio, praticamente perfeita. Já na demodulação ECSS (escutar uma emissora de AM por meio do batimento de USB ou LSB) ai o rádio deixa a desejar nos sinais mais fortes, já nos sinais mais fracos dá para se trabalhar em ECSS. Levando em conta que temos atenuador e botão para controle de ganho (RF-Gain) com um pouco de jeito contorna-se o problema facilmente nos sinais mais fortes.

Hoje pude acompanhar perfeitamente pelo TECSUN S-2000 a transmissão especial da Rádio Santa Helena Day que ocorre geralmente apenas uma vez por ano (geralmente em novembro) este ano na frequencia de 11092,5kHz e sempre em modo USB. É uma transmissão de baixa potência para os padrões de Broadcasting por isso utiliza-se o modo USB para se conseguir um maior alcançe com ainda que com menos potẽncia na TX. Ao comparar a escuta feita no S-2000 com outros rx (conceituados) da minha bancada tais como Icom IC-R75 e Kenwood R-5000, pude perceber que o S-2000 é bom mesmo, pois em alguns momentos a clareza das falas e dos sons era superior no S-2000.

Linha de Montagem

Linha de Montagem do TECSUN S-2000 - Clique para ver mais

É importante destacar que o S-2000 não é o que podemos chamar de receptor de comunicações e assim sendo, não dá para compara-lo com esses pelo simples fato deste pertencer a uma outra categoria de rádio, no caso do S-2000 a dos rádios portáteis, sim portáteis, visto que o mesmo possui antena própria, compartimento de pilhas, alça para transporta-lo ainda que ligado, rádio FM estéreo e banda de aviação, qualidades estas não encontradas comumente nos receptores de comunicações de HF. A destacar ainda o baixo consumo de energia (excelente autonomia nas pilhas) e por poder ser utilizado apenas na pilha, com a vantagem de ficar imune aos ruídos da rede elétrica. No caso dos receptores de comunicação só se ligarmos o mesmo a uma bateria externa de 12V.

É comum encontrar-mos nas listas e na própia NET comentários comparando receptores entre si, porém na maioria das vezes de forma injusta ou parcial ( comparando rádios de categorias diferentes ou colocando o seu gosto pessoal como algo absoluto) , vale lembrar que temos um rádio para cada tipo de pessoa ou necessidade, e que todos os rádios na verdade se completam. Não existe o melhor rádio para tudo, sempre um terá vantagem sobre o outro em algum apecto ou particularidade, assim cabe ao radioescuta escolher pelo que mais lhe convém e usar de sensatez as informações de REVIEWS,  e tão somente apenas como referência relativa (inclusive esta minha impressão sobre o RX).

Por ser um receptor portátil de luxo, o TECSUN S-2000 preenche uma importante lacuna vazia que existia entre o receptor portátil e o receptor de comunicações, oferecendo e proporcionando agora a todos os radioescutas, uma forma agradável e prazerosa para realizar suas escutas com este rádio portátil e de mesa.

Com certeza, assim como eu, você irá se apaixonar por esse receptor !

Se você deseja saber mais a respeito do TECSUN S-2000 ou até mesmo adquirir um exemplar desse maravilhoso RX visite:

http://www.amantesdoradio.com.br/loja/s750/index.htm

73 e boas escutas

PU2LZB Renato Uliana

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: