Publicado por: pu2lzb | 16/02/2010

DX em Paranapiacaba

Rudolf com o seu DEGEN DE1103 e eu com a antena RGP3 de Ondas Curtas !
Sentados na praça… local muito tranquilo e sossegado para realizar escutas !

Eu e o amigo Rudolf Grimm, resolvemos de ultima hora e de forma bem improvisada, visitar Paranapiacaba neste domingo de carnaval (14/02) a fim de realizarmos alguns testes no local para saber se o mesmo seria viável e indicado a realização de algum tipo de DXCamp.

Rudolf já conhece muito bem a região e a própria Vila de Paranapiacaba, mesmo assim fez questão de me levar ao local para que eu pudesse conhecer  pessoalmente o local.

RESUMO:

O Local é simplesmente maravilhoso para a realização de escutas em geral ( OL/OM/OT-OC e FM )  e num curto espaço de temp0, pudemos constatar:

  • Baixo nível de ruído elétrico
  • Forte atenuação das emissoras da capital tanto OM como FM
  • Excelente para o DX de Ondas Médias e FM mesmo durante o dia.
  • Recepção em todas as bandas com sinal relativamente forte
  • Excelente infra-estrutura local tanto para radioescutas como para eco turismo.
  • Vários locais para  se esticar antenas.

Em um rápido teste a tarde, pudemos ouvir algumas emissoras de FM e de Ondas médias da região de  Santa Catarina e do interior do estado de SP de forma espetacular… em Ondas Tropicais principalmente em 75 metros várias emissões da África… não fomos para fazer logs, mais apenas para testar o local de forma bem prática, para tanto eu levei o meu SANGEAN ATS-909 a antena RGP3 para Ondas Médias e a RGP3 para Ondas Curtas… O amigo Rudolf levou seu DEGEN DE1103 e mesmo na antena telescópica escutou praticamente as mesmas emissoras que eu…

A vila de Paranapiacaba esta localizada (encravada) na serra do mar sendo praticamente a ultima vila-cidade de planalto antes da descida ao litoral, possui as vantagens de estar relativamente próxima do mar e com uma altitude de 760mts, possibilitando assim a exploração de emissoras muito distantes tanto de Ondas Médias como em FM. Cercada totalmente pela mata atlântica, a vila de Paranapiacaba esta dividida pela linha férrea em dois setores a Paranapiacaba alta e a baixa, sendo esta última o local preferido de todos e escolhido por nós… ambas as partes alta e baixa da vila possuem ligações apenas por meio de passarela de pedestre, não sendo possível a passagem de automóvel. de um lado ao outro, assim para se chegar via carro na Paranapiacaba baixa ( também conhecida como vila dos Ingleses ) deve-se pegar um desvio de terra antes de se chegar a cidade, mais se você preferir atravessar a pé via passarela é só seguir a estrada asfaltada até o fim… por sinal a estrada esta ótima.

Paranapiacaba que em idioma indígena quer dizer “Lugar de onde  se vê o mar” é ideal para o eco turismo pois esta localizada em uma enorme área de proteção ambiental cheia de bio diversidades tais como animais silvestres, cachoeiras, lagos, mirantes e várias trilhas.

Paranapiacaba fica apenas a 45kms do ínicio da rodovia Anchieta, mais existem outros caminhos e formas para se chegar a esse pequeno paraíso…

Conheça tudo sobre a vila de Paranapiacaba em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paranapiacaba

Com certeza independente da realização de uma DXCamp, voltarei mais vezes ao local para saciar minha sede em boas escutas…

73´s

PU2LZB Renato Uliana

www.amantesdoradio.com.br

Anúncios

Responses

  1. RENATO,muito obrigado pela resposta,vou cmprar um DEGEN 1103baseado em tudo que ja li e vi com voce e em todo WEB,muito abrigado,

  2. Todo dexista quando tem a oportunidade de operar um Degen DE1103, fica
    apaixonado. E essa regra, não tem excessão. E além de ser bom, ele tem um design muito bonito.
    Quando desligo o meu, para guardar, após a utilização, faço questão de
    embrulhá-lo numa franelinha antes de colocar no estojo.
    73

  3. Esse modelo do Rudolf é DSP?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: