Publicado por: pu2lzb | 13/04/2010

Walk Talk via IP

29/06/12 11:50 – LoudTalks agora é Zello: www.zello.com

Pesquisando os novos smartphones disponíveis no mercado, vi que alguns deles como o NOKIA E72, BlackBerry Curve 8300, Motorola I1, dentre outros trazem incorporados em seu SO Sistema Operacional um recurso bem interessante e útil que é a função PTT do Inglês, Push to Talk que significa: Aperte (pressione) para Falar.

Lembram-se dos Walk Talks, aqueles radinhos que toda criança sonha em ter um para falar com o amigo vizinho, pois é, a função PTT agora disponível nesses aparelhos fazem com que os smartphones possam ser usado como um Walk Talk, só que ao invés de utilizarmos RF ( radiofreqüência – Ondas de Rádio ) utilizamos como principal veículo a Internet mais precisamente Voz sobre IP ( VoIP ). Claro que se estivermos utilizando o sistema em nossos smartphones em uma rede 3G estaremos utilizando também a RF do serviço celular, mais não de forma direta.

O PTT nos Walk Talks convencionais é aquele botão que faz com que o rádio sai do modo de recepção e entre em modo de transmissão, bastando nesse caso o usuário falar para que sua voz chegue do outro lado no outro rádio e quando não precisar mais transmitir basta soltar o botão de PTT.

Essa função de PTT pode ser instalada em qualquer computador fazendo com que dois ou mais usuários possam usar o seus PCs ou smartphones como um rádio com a diferença que podem falar um com o outro em qualquer lugar do planeta.

Ao contrário dos programas de VoIP (ex. SKYPE, 12Voip e etc…) que trabalham em full duplex  ( transmitindo e recebendo voz ao mesmo tempo ) por conseqüência consumindo recursos de maquina ( processador ) bem como largura de banda da Internet, o PTT utiliza poucos recursos de máquina e o mínimo de largura de banda que chega a ser insignificante, pois utiliza protocolo de VoIP de ultima geração, oferecendo uma comunicação limpa e mais eficiente.

Eu possuo um smartphone TREO 750 com Windows Mobile 6.1 e rede 3G da TIM, e já vinha utilizando tanto o Skype como o Messenger (MSN) para me comunicar por voz com amigos, clientes, meu escritório e também minha casa, porém o Skype consome muito recursos e capacidade de processamento fazendo com que a bateria se esgote rapidamente, já o Messenger (MSN) tinha o inconveniente do delay no envio da mensagem já que esta é primeiramente gravada em um arquivo para ao final ser enviada e depois de recebida do outro lado ser reproduzida… esse sistema economiza a bateria, mais quando precisamos de uma certa urgência na troca de mensagens confesso que é um tanto chato… Já o PTT é o avião a jato das comunicações, pois quando apertamos o PTT e falamos o outro lado já esta ouvindo, assim quando soltamos o PTT se o outro lado transmitir imediatamente ouvimos prontamente sem espera… Conhece o sistema da NEXTEL ? Pois é … ele é semelhante ao sistema de rádio da NEXTEL…

Como a função PTT é um “embedded” (embutido) do sistema operacional e algumas empresas cobram pelo PTT client instalador e também pelo serviço, procurei na NET algo similar e encontrei o LOUDTALKS Lite que é um sistema similar só que totalmente FREE ( grátis oba… 🙂 ). Já instalei no meu PC e no meu TREO 750 e recomendei a alguns amigos que também já instalaram e puxa, fiquei hiper satisfeito com o resultado e a performance do mesmo… funcionamento muito similar ao sistema de rádio da NEXTEL, até os sons são iguais… risos…

Por enquanto o LOUDTALKS Lite só esta disponível para PCs com Windows, LINUX com WINE e Windows Mobile, mais em breve devem desenvolver também para outras plataformas moveis como o BlackBerry OS, Symbian OS e Android OS

Se desejarem usar, conhecer ou mesmo testar, inclusive se comunicarem comigo via radio, basta instalar e me adicionar pois meu ID no LOUDTALKS é “ PU2LZB “

O programa é instalado em Português Brasil

Website: http://loudtalks.com/

Para baixar direto no PC e instalar : http://loudtalks.com/LoudtalksSetup.exe

Para instalar no seu PDA ou Smartphone com WM5 ou superior:

Responses

  1. Tenho um aparelho celular Siemens CF 75 o mesmo possui a tecla PTT. Ja instalei o loudtalks e gostaria de saber como utilizar. Fico no aguardo.

    • Com este aplicativo, voce pode:

      Falar com qualquer pessoa instantaneamente;
      Voce pode falar com até 100 pessoas de uma só vez, em um grupo de chamada;
      Compatibilidade com Desktop, Windows Mobile e Android);
      Funciona em todo o mundo;
      Gerenciar contas de usuário, canais e direitos de acesso de administrador;
      Pode criar canais ou entrar para um canal já existente;
      Suporte a redes GPRS / EDGE / 3G ou Wi-Fi;
      E muito mais;

      Eu testei o aplicativo com o amigo do grupo @Eldersccp e funcionou perfeitamente. A comunicação é rápida e a mensagem de voz é transmitida sem rúidos, bem nítida.

      O aplicativo é FREE e não usa os seus dados de voz ou créditos. Ele usa a conexão de dados. Em todo caso, verifique com sua operadora se há cobrança de taxa de dados separado no seu plano.

      A tecla de conveniência da esquerda é utilizada para o PTT como padrão. Voce pode alterar em opções para uma tecla desejada.

      O aplicativo acaba de receber a versão 1.0.6 mas ainda esta em fase Beta, portanto alguns erros poderão ser encontrados.

      se quizer o link Dele add no Msn: claudiomuniz_jpa@hotmail.com

  2. Olá Renato, Pu2lzb
    Parabéns pelo site , voce também pode entrar no APRS pela internet.
    Adicionei voce no meu Loud Talks, ok?
    Vamos fazer um teste?
    Obrigado
    Nelson – PU2YES

  3. Ola gostei de sua materia nao sei o tempo que foi colocada mais mesmo que ja tenha tempo parabens baixei o programa ate te add espero que possa aceitar.

  4. Existe uma maneira gratuita de usar o PoC original do celular, cadastrando no WiPPies e configurando o celular ou smartphone com função semelhante ao PTT.

    Att.

    Zé Mário

    • Obrigado pela informação Zé Mário, acredito que seja útil aos demais leitores, já que o meu Smartphone não possui a função PTT. Valeu pela dica !

  5. BOA TARDE RENATO,EU JÁ O INTALEI NO PC E NO NOTEBOOK,TO APRENDENDO A USA-LO!!!
    ABRAÇOS
    ATT:VALDIR RESENDE
    PU4VGR,RIO DAS MORTES ,SÃO JOÃO DEL REI MG

    • Legal Valdir, eu uso muito por aqui mais apenas para meu uso particular principalmente para quando estou móvel e viajando para falar com a minha casa… funciona perfeitamente e idêntico a um Nextel… Apesar dos preços super baixo das tarifas da minha operadora no caso a TIM, o rádio tem algumas vantagens…

  6. Eu gostaria de saber se existe esse app para celulares nokia ( OS Symbiam )
    obrigadO !

    • Olá Felipe, Infelizmente só existe para plataforma Windows Mobile e Windows PC. Tenho mantido o meu TREO 750 por isso, já que tenho um Nokia N8 e ainda não arrumei nada igual…

  7. Legal, hoje tenhu no android.
    quem quiser Add. tá ai o ID: david-07

  8. Vou admitir que fiquei cm muito medo de baixar esse programa mas agora vej que devia ter baixado a mt tempo,meu pc tem problemas em fazer chamadas de voz por que deixa todo sistema sobrecarregado e lento com essa de radio fica tudo mais facil e rapido,a os sonsinhos de raido sao mt daora kk

  9. tenho um motorola ex 132 e nao
    consigo install esse aplicativo alguem saber como e da uma forca ae agradesse

    • Só pode ser instalado em PC com Windows e para telefones com Sistema Android, Iphone e BlackBarry… O seu smartphone me parece que possui sistema operacional proprietário da Motorola, ai não funciona.

  10. motorola ex 132 da pra install


Deixe um comentário

Categorias

