Publicado por: pu2lzb | 24/05/2010

Prefixo de Radioescuta

py2028swl

Para ser um Radioescuta não é necessário nenhum tipo de licença ou autorização da ANATEL como é no caso dos Radioamadores e Operadores da Faixa do Cidadão (PX) que são obrigados e fiscalizados por este órgão. Desde que o Radioescuta utilize apenas receptores que não sejam transmissores, o Radioescuta fica totalmente desobrigado da licença (autorização) da ANATEL que inclusive não regula sobre esta modalidade.

No entanto, entre tantas modalidades de escuta, existe uma em especial conhecida como HAMDX onde o Radioescuta monitora as faixas e frequências de Radioamador a fim de trocar o famoso Cartão QSL onde o Radioescuta envia um Cartão QSL com os dados da escuta realizada e espera receber um outro do Radioamador ouvido confirmando a sua escuta. Neste caso, se o Radioescuta possuir um simples Prefixo de Radioescuta ( ou Prefixo SWL ) e que seja reconhecido pelo QRZ e pelo e-QSL isto por si facilitará em muito a obtenção do Cartão QSL inclusive para o Radioamador que poderá consultar no QRZ todos os dados do Radioescuta e tornar assim oficial que sua estação foi ouvida em determinado país e em quais condições foram realizada.

O QRZ é o maior banco de dados do mundo para cadastro de Radioamadores e Radioescutas, já o  e-QSL possibilita a troca de QSLs virtuais. Mas para ser cadastrado em ambos é necessário possuir um Prefixo Válido. Dentre outras vantagens algumas delegacias regionais da LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão) aceitam a filiação de Radioescutas, podendo estes até utilizar o serviço de Bureau (Birô) de QSLs ( ideal para quem gosta ou deseja trocar muitos QSLs com radioamadores em todo o mundo ) entre outras vantagens.

Para adquirir um Prefixo de Radioescuta é bem simples, rápido e totalmente gratuito, basta se cadastrar no SWARL o endereço do sitio é: http://swarl.org e em poucas horas você estará recebendo por e-mail o seu Indicativo (Prefixo) de Radioescuta juntamente com o seu Certificado de Radioescuta e o mais importante, reconhecido mundialmente.

Para ir direto na página de cadastro para solicitar o seu indicativo acesse: http://swarl.org/content/get-swl-call-sign

Responses

  1. Legal!!! Vou fazer!! Tks

    • O endereço do link estava errado mais ja foi corrigido !!!! http://swarl.org

  2. Renato, o endereço esta constando com invalido.
    Grato.

  3. Renato,
    Excelente esta sua dica… com certeza irá valorizar enormemente o nosso hobby e também irá facilitar a adesão de novos radioescutas pelo fato deles poderem “visualizar” a indicativo e, de certa forma, verem que o negócio é sério… Somente um problema: Se for pedir muito, não consegui me cadastrar pois não achei o caminho a seguir (em qual palheta clicar)… Você poderia nos dar uma “luz”…

  4. Renato estou tentando entra em contato com você mas so consegui aqui no seu blog.
    Escutei as gravações dos programas que tem em seu site e achei maravilhoso, sou um amante da radio escuta e gostaria de discutir com você que em minha web radio tem espaço sobrando para divulgação e até um programa sobre o assunto, se quizer me ligar fique avontade.
    Grande abraço
    Stefan J D Russ
    (11)9613-8870
    São Paulo Capital.

  5. Estava preenchendo o cadastro de solicitação de indicativo de radioescuta, mas não entendi muiuto bem o ítem “[b]Operational Callsign (if you have one)[/b].

    O que deve ser preenchido nesse campo?

  6. Falaí Renato, qto.tempo?!
    como vc tah?
    entrei no seu blog e fiz o cadastro
    do SWL, ok!
    forte 73 e até breve!!!!!

    Att.Silva

  7. gostaria que você fizese uma matéria falando sobvre esse sistema Echolink e da net radio..não tenho esses equipamentos todo que os radioamadores tem…falço minha escutas via um radio da motobrás.
    posso fazer isto de pc para pc?

    • Olá Ana, para utilizar o sistema EchoLink é necessário ser radioamador, pois o sistema exige que seja enviado uma cópia da licença da ANATEL para ai ser liberado o login. Maiores informações sobre o echolink poderá ser encontrada via google. Sobre NETRadio, estou trabalhando em um artigo para falar dos radio WiFi que utilizam a rede internet ao invés do sistema de ondas de rádio convencional. Um forte 73

    • complementando a resposta do colega pu2lzb. Ana você pode utilizar para recepção via computador para as faixas de Rádioamador o SDR por exemplo.http://sdrsp.dyndns.org:8901

  8. Renato não recebí o Certificado de radio escuta, devo solicitar novamente, deveria ter colocado meu indicativo de radioamador (PY7BEL) ou de Faixa do cidadão(PX7D6200)? Pois não coloquei!

    Jolibel Alves .’.

    • Algumas vezes pode demorar alguns dias mesmo…. Não solicite caso contrário será gerado mais de 1 prefixo…. basta aguardar ok

  9. Renato por gentileza me responda, fazem dois dias que me cadastrei e não recebí o indicativo de SWL, e agora não consigo mas abrir o cadastro.

    • Algumas vezes pode demorar alguns dias mesmo…. Basta aguardar ok

  10. Olá Renato! Tudo bem? Gosto muito do seu blog, muito bem feito e útil! Preciso de sua ajuda: Estou procurando para comprar um modelo mais simples da Degen, que sintoniza FM,OM e ondas curtas, mas sem ser de banda corrida, ou seja eu quero um rádio comum mas de boa qualidade. Ví o nome do modelo no seu blog em algum lugar mas depois não consegui voltar na página. Para ajudar posso dizer que o modelo é digital e tem iluminação no visor, é portátil mas não é de bolso e tem sintonia giratória mas com visor digital iluminado e funciona com pilhas. Também ví um anúncio no mercado livre desse rádio mas depois não achei mais, devem ter vendido todas as unidades, estava por 165 reais.
    Se puder me ajudar apenas informando o modelo e dar alguma dica de onde comprar ficaria muito grato.
    Mais uma vez parabéns pelo blog!

  11. Caro Renato,

    mais uma vez você vem prestar o grande serviço aqueles que querem mesmo levar a sério a rádio escuta.
    Já fiz meu cadastro, obrigado pela dica.

    Forte 73.

  12. Caro Renato!

    Já há dias solicitei um prefixo para radioescuta conforme orientação em seu blog, e até nada recebido.
    Demora muito mesmo?
    JOSÉ / PY2 IV

    • Tem que aguardar mesmo… pode demorar dias..

  13. fiz meu cadastro em 2010 e até hoje nihil………………..

    • Tente novamente…

  14. Olá Renato, tudo bom?

    Eu e meu irmão nos cadastramos para o SWL há uns 6 meses atrás e nada chegou.. hoje refiz o cadastro e vou ver se chega algo por aqui.

    Abraço.

    Sandro Sachser

    • Isso mesmo Sandro, tente novamente… boa sorte, 73

      • Caro Renato!

        Grato pelo envio do e-mail.
        Devo te informar, que até agora não recebi o prefixo de radioescuta.
        Em março dêste ano foi quando solicitei.
        Qual seria a razão de tamanha demora ? Afinal são mais de trinta anos de rádio sem deslizes ou coisa parecida.Chega a ser uma deselegância para nossa classe.
        Um forte 73 à você e grato mais uma vêz por sua lembrança.
        JOSÉ PIACSEK NETO
        JOSÉ – PY2 IV / AVANHANDAVA/SP.

      • Olá José, eu não sei como funcionam as coisa por lá onde eles emitem esse prefixo, não é um orgão oficial, assim a pessoa que gerencia isso pode estar com algum problema ok… mais se demorar mais de 30 dias, tem que ir tentando. 73´s

  15. EM 13JUL2010 FIZ MEU PEDIDO DE CADASTRO, SOLICITEI RETORNO E PEDIRAM PARA FAZER DE NOVO….. NÃO É TÃO SIMPLES COMO PARECE, E SE ENTRAR COM QSJ NÃO SERIA MAIS FACIL E RAPIDO????

    • Basta solicitar novamente…

  16. Renato, saberia me dizer como a Labre SP esta organizando os indicativos de radioescutas? Eles possuem algum amparo regulatório para expedição dos mesmos? diga-se, regulatórios estes, emitidos pela Anatel ou a Labre Nacional?

    • Olá Alexandre, eu só sei que a Labre-SP e outras regionais estão fornecendo, mais não sei como eles estão organizados em relação a isso….73

  17. Obrigado pelas dicas. Seu blogue foi muito bem elaborado e construído. Fui durante muitos anos “macanudo”, na 9ª Região-B(Goiânia-Go). Hà 12 anos que resido em Portugal(Pombal-Leiria), e, faço parte do “Agrupamento Águia” de rádio px. O terceiro(o pioneiro foi: “Família Buscapé”, e, o segundo: “Carga Pesada”) criado por brasileiros que trabalham, como eu, como caminhoneiros. Unindo brasileiros e portugueses, amantes da comunicação via éter, por todo o Continente Europeu. 73/51. Gilmar Souza(03-Boiadeiro).

    • Valeu Macanudo Gilmar… Belo histórico… 73´s

  18. Caro Renato!

    Volto novamente à você para uma informação de sua parte.
    Em 25 de março de 2011 mandei um e-mail para você reclamando do não envio de uma solicitação para prefixo de radioescuta. O tempo passou e nada de prefixo. Hoje, 13 de outubro de 2012, enviei novamente no site indicado nêsta sua excelente página (gente que faz). Isso é assim mesmo?
    Será que não há necessidade de envio de algum dinheiro à titulo de colaboração com o pessoal que fornece êsse prefixo? Qual é sua opinião à respeito disso?
    Um forte 73 à você e antecipadamente agradeço sua opinião.
    Cordiais saudações.
    JOSÉ PIACSEK NETO / PY2 JPN – JOSÉ

    • Olá José, não tenho informações adicionais sobre o site ou a pessoa que expedi esses indicativos ok… O ideal é usar uma conta de e-mail dessas que não sejam gratuitas tipo terra, uol e etc… e verificar sua caixa de SPAM para ver se não esta caindo por lá… tente novamente e fique de olho… 73´s PU2LZB Renato

  19. Caro Renato,

    Muito obrigado pela dica, fiz meu pedido na semana passada e acabo de receber meu indicativo acompanhado do respectivo certificado.

    Abraços.

    Itauri C.Sousa
    PY1118SWL

  20. Olá meu amigo o sait é mesmo em inglês? me passe detalis não esto sabendo me cadastrar ok? 73, tks! cel 19 99742 9121 id 99*111337 léo pu1lsp

    • Somente em inglês… É só cadastrar seus dados no site SWARL…

  21. PU1 LSP PARA PU2 LZB!!!!

    OLÁ AMIGO TODA VEZ QUE VOU FAZER O CADASTRO DO RADIOESCUTA SÓ DA ERRO,,PORQUE SERÁ??
    VC TEM AI UM SITE E COMO FAÇO PRA MIM MUDAR MEU PREFIXO PARA SÃO PAULO?? TKS! 73!

  22. boa noite jovem,,
    será que eu consigo um scanner uniden 2046 usado?
    ele é bem legal,qual o valor?

    • Conseguir você consegue, mais acho que por aqui será difícil… de uma espiada no Ebay, já vi a venda algumas vezes por lá, mais nem lembro do preço…. boa sorte…

  23. Muito legal a dica, já me cadastrei e já tenho um prefixo (PY2526SWL)….
    Porém fiquei meio desapontado, pois o QRZ não aceita prefixo de SWL em sua base de dados.
    Mas valeu a dica!

  24. Achei este site por uma pesquisa de prefixos pois não entendia esses prefixos , tenho um amigo que é radioamador. gostei do site é um hobby interessante e não precisa de muito para ouvir ou até conversar com outras pessoas.
    Desde já agradeço a divulgação desse hobby e está salvo nos favoritos
    forte 73 a vocês e parabéns.

    • O mundo do rádio é fascinante sim, mesmo hoje em dia, frente a tantas tecnologias o rádio ainda encanta a muitos… Grato pela visita… Valeu Adriano, Um forte abraço…

  25. Olá Renato, gostei muito do seu blog, parabéns.
    Não podemos deixar que desapareça o mundo fascinante do Rádio.
    Sou radioescuta e, por informação do seu blog já pedi meu prefixo.
    Gostaria de saber se o radioescuta pode se filiar à LABRE e qual o procedimento.
    Abraços.

    • Olá Marcos, grato por seu contato e comentários… Algumas Labres como a de São Paulo e a do Rio de Janeiro aceitam afiliação de radioescutas, mais não sei se são todas as regionais, creio que sim… Um forte abraço e boas escutas… 73 de PU2LZB/PY2028SWL Renato Uliana

    • Obrigado Renato pelo retorno.
      Que “aquele” que criou ao ondas de rádio continue protegendo você e família.
      Abçs.
      MVieira


Deixe um comentário

Categorias

