Publicado por: pu2lzb | 16/01/2011

MFJ-1020C

O MFJ-1020C é um aparelho essencial no shack de todo o radioescuta, pois  além de funcionar como uma antena ativa, ele também atua como um preseletor ativo ou seja, amplifica apenas o sinal sintonizado e corta os demais…

O MFJ-1020C utiliza um transistor MOS-Fet dual gate de alto ganho e baixo ruído juntamente com um buffer widerange.

Ele vem dotado de 1 antena telescópica para usa-lo como antena ativa em locais fechados, mais pode-se utilizar qualquer antena externa  já que ele possui entrada para tal.

Eu testei ele em vários dos meus equipamentos, inclusive no meu SDR Elektor e recomendo.

Veja o texto traduzido da própria MFJ:

A MFJ inventou a antena sintonizável ativa! A nova tecnologia utiliza MOSFET Dual Gate e um Buffer de banda larga.

A MFJ inventou a antena sintonizável ativa! numerosas cópias foram feitas, sem sucesso – incluindo as mais recentes. Por quê? Porque MFJ fez melhorias contínuas, onde os outros não têm. O MFJ-1020C foi totalmente redesenhado com novas tecnologias.

A nova tecnologia usa um MOSFET Dual Gate e um Buffer de banda gigahertz. Ele melhora o ganho e seletividade, reduz o ruído e a intermodulação, e não é propenso à auto-oscilações que podem danificar gravemente o receptor.

O MFJ-1020C pode ser utilizado como uma antena interna ativa ou externa com antenas de fios longos com centenas de metros de comprimento e captar os sinais alto e claro de todo o mundo.

O guia WRTH diz que o MFJ-1020 é um ” Possui um preço justo.. A melhor oferta até o momento.. Executa muito bem o serviço.”

MFJs – circuitos únicos sintonizado, minimiza intermodulação, melhora a seletividade e reduz o ruído fora da banda sintonizado. Você também pode usá-lo como um preselector em sintonia com uma antena externa.

O MFJ-1020C abrange 0,3-40 MHz, incluindo VLF, transmissão AM, todas as ondas curtas e todas as bandas de rádio amador. Tem Sintonia, Bane, ganho, controles On-Off/Bypass e SO-239 conectores coaxiais. Ele usa uma bateria de 9 volts, 18/09 VDC ou 10 VAC com o MFJ-1312D. As medidas MFJ-1020C 6W x 2H x 5D polegadas. Ele inclui uma antena telescópica

Anúncios

Responses

  1. Boa noite Renato .

    Você ira vender este aparelho na lojinha ?

    Obrigado

    • Olá José, a principio não pensei em trazer para vender, mais andei investigando por ai e como ninguém se habilitou a vender, devo importar mais algumas unidades e assim que eu tiver umas unidades disponibilizo na lojinha ok… grato por perguntar…

  2. Comparei este post com outros sobre o assunto, mas o seu é o melhor!

  3. Renato, boa tarde.
    Se voce for trazer esse equipamento, me informe para que eu possa encomendar um de voce.

    Obrigado,

    Flavio.

    • Olá Flávio, se ainda tiver interesse no MFJ-1020C, recebi mais algumas unidades e sobrou um unica peça ok…

  4. Olá, Renato.
    Você teria ainda uma unidade para venda?
    Obrigado,
    Orlando

  5. adquiri esta antena ativa mfj-1020-c em uma loja de importaçao de radios para conecta-la a um auto-radio sony com ondas curtas, que comprei no site da lojinha do radio escuta ,mandei um e-mail para a loja mas eles me retornaram pedindo para que entrasse em contato com radioescutas experientes pois eles só trabalham com importação do produto e não souberam me orientar veio o manual li instalei correto porem ela não funciona sem ligar o filtro bypass não pega nenhuma radio ,e qdo ligo o filtro bypass, ela puxa muita interferencia de estatica por diversos fatores pelo fato de ser ativa , bem resumindo gostaria de ter dicas com vcs como posso estar fazendo para melhorar minha escuta , se alguem conhece este produto e o tipo de cabo correto para conexão , digo tambem que instalei uma antena passiva olimpus como vcs me orientaram em uma altura de aproximadamente 9 metros a escuta se faz razoavel , meu proximo passo é adiquirir as antenas de ferrite que vcs possuem só que na hora mais oportuna e como todo amante de radio escuta estou sempre na esperança de melhorar minha estaçao e assim poder ouvir as radios do Brasil e do mundo desde já fico grato e informo que estou em constante pesquisa na internet e seguindo os conselhos de profissionais do ramo do radio amadorismo.

    • Olá André, impressionante uma loja especializada em rádios vender um produto e não dar suporte ao seu cliente jogando a responsabilidade para terceiros, depois informe o nome da loja por favor ok ! Bem vamos lá…. A operação do MFJ-1020C é simples, siga sempre estes passos a seguir para usar o seu MFJ-1020C: digamos que você esteja com o rádio sintonizando a frequência de 9575kHz R MED1 (Mediterrâneo): 1o. Desative o botão BYPASS mantendo-o liberado para fora. 2o. Gire o botão de GAIN para o máximo de ganho (9 ou 10) 3o. Gire a chave BAND MHZ para a posição “D” que corresponde a mesma posição (faixa/banda) do botão TUNE. 4o. Sintonize o MFJ-1020C Girando levemente o botão de TUNE entre as frequências de 8 a 10Mhz de forma que encontre o maior ganho de sinal ou ruído. Diminua gradativamente o ganho do botão GAIN para o mínimo necessário. O ganho ideal é apenas o ganho necessário para amplificar o sinal sem espúrios e interferências. O botão BYPASS é apenas uma chave de antena que faz com que o sinal passe direto da antena para o rádio sem amplificação, ele é útil para verificar/monitorar o sinal direto ou amplificado e deve ser utilizado apenas depois da sintonia. Quando o botão BYPASS estiver pressionado quer dizer que o sinal passa direto por isso quando for sintonizar o seu MFJ-1020C nunca esqueça de solta-lo do contrário não será possível realizar a sintonia.

      Utilize cabo RG-58 de boa qualidade para interligar o MFJ-1020C ao rádio e a uma antena externa ( opcional )

      Você pode instalar o MFJ-1020C entre a sua antena externa e o seu rádio com excelentes resultados e quando estiver utilizando desta forma remova a antena interna para não captar interferências internas da sua residência.

      Citei como exemplo a frequência da rádio MED1 do Marrocos que costuma ser ouvida com bom sinal aqui no Brasil no final da tarde e começo da noite, mais para se familiarizar tente sintonizar emissoras que cheguem forte costumeiramente no horário dos testes. Boas escutas… é um forte 73

      • tks Renato vc me salvou do sufoco ,ainda estou caminhando a passos lentos mas espero chegar longe , a loja é a radiohaus informo que eles me atenderam bem entregaram o produto rapido em perfeitas condiçoes só pecaram em não saberem informar o manuseio do mesmo ,sendo assim agradeço vc novamente desejando a todos boas festas e um 2012 de muitas realizações positivas ok

  6. estou pensando em adquirir a antena rgp para ondas medias , mas primeiro gostaria de saber de vc Renato se eu conseguirei conecta-la junto com a antena ativa mfj-1020c neste auto-radio da sony ,se precisarei de algum conector extra e tambem se for o caso de precisar se vc possui na lojinha desde já fico grato.

    • Olá André, não dá para usar a RGP3-OM que é uma antena indutiva com o MFJ-1020C… Você pode comprar a RGP3-OM com amplificador indutivo de RF ( é o mesmo que vai na RGP3-OC ) ai sim usar direto no rádio. O valor é o mesmo da RGP3-OC… 73´s

      • ola obrigado pela dica na hora mais oportuna adquirirei a antena …73

  7. Olá Renato

    Estou pensando em comprar um Alinco DX-R8 ou um ICOM IC-R75 gostaria de usar com antena interna. Poderia usá-lo com a antena ativa MFJ-1020C.

    • Olá Ronaldo, pode sim usar com os receptores R75 e DX-R8 com uma 1020C da MFJ ok…

      • Valeu Renato, obrigado.

  8. ola Renato boa noite venho novamente abusar da sua generosidade e pedir mais informaçoes sobre a antena rgp eu adquiri ela e tambem o auto radio cdx sony tentei acoplar ela no auto-radio mesmo com o amplificador de rf sem lograr exito pois sei que sem ele é impossivel já que este auto-radio nao possui antena interna de ferrite vc pode me esclarecer se é falha da minha parte tentar usar esta antena neste auto -radio …tks e um 73.

    • Olá André, a antena RGP3-OC tem que funcionar no CDPlayer em OC normalmente… A distância, fica difícil para eu poder avaliar o que pode estar acontecendo… De qualquer forma, o ideal é testar a antena com outro rádio para ter certeza de que a mesma está funcionando sem problemas. Depois o ideal é testar o rádio com uma antena de fio, de preferência uma pedaço de fio que fique esticado para fora de casa, para teste pode ser algo entre 3 a 5 metros. Procure sintonizar as emissoras mais fortes como Nacional da Amazônia em 11780kHz, a RTM em 11735kHz, a Bandeirante em 6090 ou 9645kHz, Aparecida em 5035 ou 6135kHz, a R Nove de Julho em 9820kHz… Lembrando que em OC dependemos muito da propagação mais em geral essas chegam bem em vários horários do dia ok…. 73´s Renato

      • Boa tarde Renato obrigado vou continuar fazendo testes até descobrir onde estou errando….

  9. Boa tarde Renato ! eu fiz estes testes com outros radios e esta normal a antena eu fiz um teste com o cabo do amplificador de RF ligado somente o plug RCA e na outra extremidade só o fio, coloquei ele direto na conexao de antena dentro do radio sem o plug , ela funcionou até eu ligar o negativo a malha no caso ,aí esta o problema sumiu a recepçao ,entao eu fiz o seguinte isolei o aterramento na traseira do plug da antena e esta funcionando somente no positivo atraz do radio com ele ligado normalmente no plug RCA da caixa de RF positivo e negatitvo, fiz o teste ligando só o positivo desde o amplificador até o radio e nao deu certo, tambem ressalto que o radio acumula estatica ligo um aterramento na lateral do radio para extinguir o ruido e funciona ,sera que o problema esta no aterramento do radio pois o cabo deve funcionar normalmente com o positivo e o negativo digo a antena, o capacitor esta jóia ,no meu caso acho que o problema pode estar no radio ,pergunto a vc Renato vc fez algum teste com esta antena RGP neste auto-radio CDX só para me orientar melhor ok, apesar de eu ser um leigo em eletronica a arte do radio não se limita apenas só em ouvir, mas tambem em estudar o funcionamento para melhor conhecer o assunto , Obrigado e um Abraço !

    • Olá André, tudo indica que deva ser assim mesmo o CDPlayer com a antena RGP3… Eu nunca usei a RGP3 no CDPlayer… Vou fazer um teste e depois te informo ok… 73

  10. resumindo Renato esta ligado só o positivo no radio e o positvo e o negativo na antena , ufa…rs não sei se de deu para entender melhor a questao !

Categorias