Publicado por: pu2lzb | 13/03/2012

Dica Antena Externa

 MLBA-MK1/2 Diagram
Para tentar diminuir a interferência e melhorar a recepção experimente fazer e instalar uma simples antena externa em cima da casa de preferência.

Se puder estique um fio no sentido longitudinal do terreno ou da casa a pelo menos 50cms acima do telhado.

Esse fio pode ser fio de telefone, fio elétrico de casa, encapado ou não, e etc…

Qualquer medida acima de 7 metros até um máximo de 20 metros é o suficiente…

Use algo para isolar e não amarrar o fio que servirá de antena diretamente em nada…

Pode ser varal de nylon, isolador de naylon, madeira, porcelana e etc…

Procure deixar o fio esticado ( não precisa tencionar muito )

Se puder instale um terra:

Uma haste de cobre de 1,5 metros enterrada no solo de terra já serve… procure manter o solo em volta sempre úmido para melhorar a condutividade…

Deixe apenas uns 15 cm da barra acima do solo e com o auxilo de uma abraçadeira ligue o fio terra

Puxe o fio terra até a antena lá em cima do telhado…

Use um cabo coaxial de 50/52 ou 75 Ohms para interligar a antena ao rádio sendo:

O fio da antena deve ser ligada ao vivo do coaxial

o Fio Terra deve ser ligado a malha do coaxial lá em cima na antena

Desça o coaxial até a sua estação ou local de escutas…

Instale um conector P2 estéreo ou mono para ligar na entrada de antena do rádio tecsun PL-660

Dessa forma o cabo ficará aterrado ajudando a blindar o mesmo de possíveis interferências elétricas locais…

A antena funciona tanto para OC como para OM…

Outra dica, você poderá melhorar a perfomance da antena instalando uma bobina indutora entre a antena e o cabo.

Enrole uma bobina de fio ( pode ser o mesmo tipo de fio utilizado na antena )  em um pedaço de cano de PVC de 2″ por 30cm…

Para a bobina não se soltar faça 2 furos no diâmetro um pouco maior do fio, sendo um em cada extremidade do cano e depois de enrolada passe as extremidades por esse furo de forma que o fio fique travado.

10 a 12 metros de fio enrolado no tubo bastaram para confeccionar a bobina…

Esta bobina irá melhorar ainda mais a performance da antena em Ondas Médias…

Para a antena, bobina e fio terra, prefira fio encapado de instalação elétrica de 1mm tipo cabinho.

73´s e boas escutas a todos…

Responses

  1. Renato,que informação interessante,assim que comprar o radio vou fazer esta antena,e depois te falo os resultados,tenho certeza,vai ficar muito bom,73a vc e todos os visitantes do blog.Alexandre PX4H2909.

    • ola renato .eu estava pensando em contruir uama dessas estou adquirindo o material.a ccoincidencia e incrivel .renato se ler este comentario informe pra mn o teu emeil ,poi quero comprar um degen1103 e gostaria de comunicar primeiro contigo.parabens pelo site o blogue etc ,carlos .

      • Ok Carlos, excelente escolha o DE1103 é um excelente rádio ok… temos a pronta entrega e com garantia de 1 ano na Lojinha do Radioescuta em http://www.amantesdoradio.com.br/loja_on-line.htm… Um forte 73´s

  2. Obrigado pela dica!!! Vou coloca-la em pratica e assim que estiver funcionando retornarei para compartilhar o resultado com vcs. Sua dica foi de grande importância. O mercado para as ondas médias ao menos aqui no interior é bastante restrito. fiquei feliz em conhecer o site e a lojinha!!!! Valeu mesmo.

  3. Obrigado pela dica… pretendo fazer uma semelhante em minha casa, mas me questiono se esta antena, é uma antena direcional? Ou seja, ela irá captar melhor as emissoras que estiverem em posição perpendicular ao fio (antena) horizontal?

    • A regra é bem simples, abusar sem medo dos experimentos… A antena unifilar é direcional sim… quando for possível estique duas uma em cada direção… quando não for possível 2, estique 1 só então no sentido que for possível, fazer o que ??? Boas escutas…

      • No meu caso a antena funcionou super bem , e eu estiquei só um fio. Tomei cuidados com isolamento e aterramento , conforme a recomendação . Passei a sintonizar rádios desde o Amazonas até o Rio grande do Sul. Pego também rádios do exterior numa quantia infindável , embora não tenha interesse nelas , já que não entendo outros idiomas. Pode fazer que dá certinho…Abraços ,
        Carlinhos
        Só por curiosidade , usei fio desencapado , tipo cabinho. E meu rádio é um desses portáteis bem simples.

  4. nao entendir como e confecsionada esta bobiuna, e onde ela vai ligada.ligada no fio terra?na antena? por favor mais detalhes.obrigado.

    • Vou atualizar o artigo bem como o Blog em breve… aguarde… grato e boas escutas….

  5. Comprei um Tecsun 2000. Gosto mas não tenho muita experiência em radioamadorismo. Preciso de dicas inclusive de como montar uma antena externa….

  6. BOM DIA, TENHO UNS SETE RADIOS TUDO ANALOGICO, COISA DE POBRE. GOSTO MUITO DE ONDAS CURTAS MAS O PROBLEMA PARA ME E QSJ;(CASCALHO). SEMPRE GOSTEI DE ONDAS CURTAS DESDE O TEMPO DA MINHA INFANCIA, HOJE VOU FAZER 70 ANOS.MEU PRIMEIRO RADIO FOI O DE MEU PAI. NO INTERIOU DE PERNAMBUCO NA DECADA DE 50,ERA UM MULARD A BATERIA DE AUTOMOVEL, VALVULADO, TINHA UM ALTERNADOR INTERNO PARA ELEVAR A TENCAO PARA ALIMENTAR AS VALVULAS,ETA RADIO BOOOOOOM.UM ABRACO pu6jat@gmail.com

    • Bom dia amigo José António, grato por seu contato… Também sou apaixonado por rádios com sintonia analógica ( DIAL de PONTEIRO ). Claro que os de sintonia digital ajuda muito na identificação rápida de uma emissora, mas ainda sim gosto dos RX de ponteiros que tem a vantagem da durabilidade das pilhas…Antigamente não tínhamos tantos produtos eletrônicos para gerar interferência como hoje e por isso mesmo tendo rádios toscos a recepção acabava sendo melhor, além é claro da quantidade de emissoras em OC que era muito maior que atualmente. Um forte abraço…

  7. Renato, para o rádio PL-660 da Tecsun, que estou prestes a adquirir, qual a melhor antena que eu deva comprar para se tirar o máximo proveito deste equipamento em todas as faixas?

    • Olá Washington, de uma olhada no meu site o da Lojinha do Radioescuta pois tenho a LPTG34, as de ferrite da linha RGP3, a Mini Loop Blindada… todas servem no PL660 que também tenho a pronta entrega ok…. http://www.amantesdoradio.com.br/loja_on-line.htm#acessorios

      • Entendido, optarei mais a frente pela Antena Loop Blindada DXCB.

        Irei efetuar a compra do PL-660 no próximo dia 27/04 através da Lojinha do Radioescuta, com o pagamento através da pagseguro, só que não tenho onde optar pela cor do rádio, que prefiro na tonalidade Preta. Como resolvemos este impasse? Aguardo seu contato por e-mail. Obrigado.

      • Olá Washington,

        No site da lojinha não damos opção de escolha de cor, mais quando temos em estoque mais de uma cor sempre pergunto ao cliente a preferência;

        Pode comprar que tenho em ambas as cores mais estou reservando um preto para você ok…

        A voltagem também é só informar ( se 110V ou 220V ) pois tenho as fontes em ambas voltagens… dia 27

        Aguardo o seu pedido no dia 27 ok….

  8. RENATO MUYITO OBRIGADO PELAS AS DICAS, PELA A BOA INFORMACAO. VOU CONSTRUIR ESTA ANTENA EXTERNA EM CIMA DO TELHADO. MUITO OBRIGADO.UM ABRACO.TAMBEM LHE COMPRAR UM RADIO RECEPTOR COM SSB;

  9. Renato quero te agradecer pelo atendimento pois te adquiri um DEGEN DE1103 o qual recebi ontem dia 26/05/14 fiquei muinto satisfeito com o radio com a compra e com o seu atendimento garantia nota 10, antes praticava escuta no meu YAESU ft747gx mas queria um portatil agora estouy satisfeito. estou montyando uma loop de ferrite apos testes te envio as ideias como estou montando ela.
    sem mais obrigado DENIS BRUSSA

    • Grato pelas considerações ! Um forte abraço e boas escutas…

  10. vc conseguiria me enviar uma foto desta antena.?

  11. Estou iniciando na rádio escuta e comprei um Tecsun PL-380… penso em aprender mais sobre isso e, quem sabe um dia, evoluir para PX… o que vc pode me recomendar para melhorar a recepção da criança? To muito verde nisso…

  12. ola blz essa antena é igual uma que tenho ja faz 70 anos era do meu bisavo. e um radio tompstone tudo ainda funcionando

  13. Olá Renato ! Possuo um Tecsun PL 660 , moro em apartamento e tem muitas interferências e não consigo escutar nada de Ondas Curtas, então te pergunto :
    Qual antena compro pra ouvir bastante Ondas Curtas dentro de um apartamento ??

    Obrigado Amigo !
    Aguardo retorno .


Deixe um comentário

Categorias

