Publicado por: pu2lzb | 05/04/2012

Rádios Emborrachados

Dicas de como cuidar ou remover
o emborrachado do seu rádio receptor

Atenção Importante: A dica a seguir é por sua total conta e risco, não me responsabilizo caso algo saia errado ou de forma inesperada.

Alguns rádios receptores possuem um acabamento emborrachado que confere ao produto uma qualidade luxuosa e de agradável tato, inclusive uma aderência muito boa evitando que o produto escorregue fácil das mãos…

No entanto esse acabamento se deteriora  muito fácil, principalmente em locais com excesso de umidade e maresia,  e o que era para ser ótimo, se torna um grande problema. Num primeiro estágio da deterioração, a superfície do rádio que originalmente parecia a pele de um pêssego (macia e suave) passa para uma forma áspera e seca.

Quando ainda nesse estágio inicial de deterioração, pode-se tentar re-hidratar a superfície utilizando uma esponja 3M (Scotch Brite) nova e macia embebida com um pouco de silicone líquido (Carnu ou similar de boa qualidade). Com o lado macio e amarelo da esponja, umedeça com um pouco de silicone e esfregue de forma bem suave (sem forçar)  sobre toda a superfície do rádio… Depois de espalhar o silicone sobre a superfície do rádio usando a parte úmida da esponja, você poderá usar a parte ainda seca da esponja para espalhar e homogenizar melhor o silicone sobre a superfície do rádio… O segredo é hidratar lentamente repetindo o processo por várias vezes, jamais encharque a superfície do rádio. Repita o processo até perceber que a superfície ganhou um certo brilho e uma textura suave e macia novamente… Eu sempre uso duas esponjas uma para aplicar o produto e outra limpa apenas para finalizar e remover os excessos…

Depois, uma vez por semana, repita o processo de hidratar, você irá perceber que precisará de menos silicone para manter a superfície ideal. desta forma você conseguirá manter o emborrachado que estava condenado a deterioração, a se manter por mais um bom tempo…

Mais e quando o emborrachado já estiver na fase avançada de deterioração ?

Bem ai não tem mais jeito, a única solução é remover totalmente o emborrachado, pois quando estiver nessa fase o ele se torna algo nojento, grudento e pegajoso… imagine algo repugnante… a sensação é horrível…

Bem neste caso você irá precisar:

  • 1 pano macio (preferencialmente uma camiseta velha de algodão)
  • 1 frasco de removedor de esmaltes de unha ( acetona )
PS: Use um tecido macio mais que não solte pelos ou felpas ( evite flanelas ). No caso de se usar uma camiseta velha fique ciente de que a mesma irá estragar…
Aplique um pouco da acetona num pedacinho do pano, dai usando o dedo indicador apenas como
apoio ( não precisa forçar ) vá passando suavemente em um setor pequeno até que o material vá saindo gradativamente…
Se passar com força irá manchar e remover inclusive a pigmentação do plástico juntamente com o silkscreen… basta o próprio peso do tecido, jamais pressione o pano contra a superfície…
O material emborrachado irá amolecer e se soltar lentamente e ficará impregnado no tecido, dai vá mudando para uma parte limpa do tecido sempre umedecido com acetona. Quando perceber que a superfície daquele setor já esta lisa ou parcialmente lisa e limpa vá para outro setor…
É um processo lento e de muita paciência, mais no final o resultado é uma superfície lisinha e brilhante…

NOTAS:

  • Evite excessos e principalmente que este corra para o interior do rádio.
  • Quando estiver próximo a juntas, orifícios e visor do rádio seja mais cuidadoso no uso.
  •  O uso de Silicone é muito contraditório na opinião pessoal, mais eu sempre usei o Carnu sem prejuízo ao londo dos meus 30 anos de radioamador e radioescuta bem como outros amigos e colegas. Ele cria uma película protetora sobre a superfície plástica ou emborrachada promovendo uma proteção e mantendo o produto sempre bonito.
  • O uso de Silicone deixa qualquer superfície muito lisa, portanto tome cuidado para o equipamento não escorregar da sua mão e se danificar por quedas.
Anúncios

Responses

  1. Na hora de remover o acabamento emborrachado, o único problema é que a serigrafia também é removida, aí o teclado por exemplo fica “cego” e o rádio fica com uma aparência muito feia! Eu tenho 3 rádios com esse acabamento, um deles é o Eton E1 XM (foto acima) e o acabamento deles ainda está novo, porém nas “quinas” é que já está começando a descascar.

    • Olá Gutemberg, eu já removi o emborrachado de vários rádios inclusive do Eton E1-XM meu e o de um amigo sem remover o silkscreen… Mai tem que saber fazer com calma e sem pressa dá certo sim…

  2. Parabens pela materia do aterramento renato preciso de um rádio de vhf se estiver para vender me liga 9405.5412 op claro ok um àbraço pu 2 khg diadema

  3. Uma das coisas que mais deterioram estes acabamentos emborrachados é o uso do álcool na limpeza. Cautela ao usar solventes de qualquer natureza, é bom. Abraço.

  4. Minha experiência em remover acabamento emborrachado foi usando WD40. Eu tinha um tocador de MP3 que tinha esse acabamento e ficou um nojo…como descrito no artigo. O WD40 amolece o material e facilita a sua remoção, o resultado ficou bom, mas há que tomar cuidado com os excessos.
    Abraços,
    Walter – PU1WRT

  5. Olá amigo, eu descobri que um produto comum encontrado nos supermercados chamado “Mister Músculo” consegue também remover o emborrachado sem muito esforço e sem manchas. Também não há perigo em corroer a carcaça plástica do rádio, pois este produto tem apenas um poder desengordurante melhor do que qualquer outro que já usei, você pode remover usando um pano macio de algodão. Deu certo nos meus rádios. Recomendo a todos!!!

  6. Aterramento para quem mora em casa´com certeza este é o melhor indicado,mas para quem mora em apartamento ai a coisa pega ,parece não ter solução he he he !

    QSL do Brasil
    http://qsldobrasil.blogspot.com

  7. Tenho um DEGEN-DE1126 que veio com esse acabamento emborrachado. Deixei sem usar um tempo, na caixinha, e quando fui usar, estava todo grudento. Removi com um pano de prato embebido em álcool 96GL, sem causar nenhum problema ao resto do acabamento (mas precisei muito esfrega esfrega).

  8. Amigo,o que acontece nestes equipamentos emborrachados, é simplesmente um processo natural de envelhecimento das borrachas sintéticas, material do qual é feita a pintura chamada emborrachada que nos primeiros anos, São muito bonitas mais com o passar do tempo fica pegajosa e se esfarelando., gostaria de lhe dar uma dica que evita tudo isso… ÁLCOO ISOPROPÍLICO …. Evita o processo de despolimerizacão da camada de borracha.
    Passar silicone somente vai protejer enquanto a despolimerizacão não aconteceu ainda… Que é como já disse é um processo químico onde as moléculas se desprendem umas das outras.
    Quando a reação começa ,não tem silicone que dê jeito … Pelo contrário só vai piorar….
    O álcool isopropílico evita essa reação química. E aí a borracha sintética pode durar muitos anos .
    Bons DXs!

    • Obrigado pela dica, 73


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: